terça-feira, 2 de julho de 2013

De volta

Cruzeiro retorna ao Brasil e concentra atenções no Campeonato Brasileiro


Edésio Ferreira/EM/D.A. Press

Depois de realizar intertemporada nos Estados Unidos, o Cruzeiro desembarcou em Confins na manhã desta segunda-feira. Na volta ao Brasil, a equipe já dedica as atenções ao Campeonato Brasileiro, que será retomado no próximo fim de semana. 
 
“Estamos bastante animados. Esperamos voltar bem. A preparação foi importante, usufruímos bem da estrutura que tivemos lá. Todos trabalharam bem. Agora vamos no dedicar à volta do Brasileiro”, observou o capitão Fábio.
 
Os jogadores foram liberados no aeroporto para um dia de folga. Os treinos na Toca da Raposa II serão retomados na tarde desta terça-feira. O Cruzeiro volta à disputa do Campeonato Brasileiro no sábado. Às 21h, o time comandado por Marcelo Oliveira enfrentará a Portuguesa, no Canindé.
 
Nos Estados Unidos, o Cruzeiro empatou jogo-treino contra o Fluminense, por 2 a 2, em atividade que o técnico Marcelo Oliveira utilizou os reservas, goleou o Fort Lauderdale Strikers, por 4 a 0, e venceu o Monarcas Morelia, por 2 a 1. Inicialmente hospedado em Orlando, o time celeste treinou no complexo ESPN Wide World of Sports, dentro da Disney World. A intertemporada foi encerrada com passagem por Chicago.
 
Para o volante Nilton, o período nos Estados Unidos poderá refletir em bons resultados no Brasileirão. “A avaliação é a melhor, a equipe aproveitou em todos os dias. Soubemos quando pegar mais forte na preparação física. Esperamos dar continuidade ao trabalho iniciado nessa parada”, destacou.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mais uma arma...

Mano espera uma definição rápida do 

futuro de Ganso para contar com ele

Meia do Santos, agora em negociação com o São Paulo, não tem rendido bem na seleção brasileira. Ausência nos amistosos confirma mau momento


Ganso chegada Botafogo (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
Envolvido em negociação com o São Paulo,Paulo Henrique Ganso ficou fora de mais uma lista de Mano Menezes na seleção brasileira. Após ser cortado do amistoso com a Suécia, logo depois das Olimpíadas, o meia do Santos está fora também dos jogos contra África do Sul e China, nos dias 7 e 10 de setembro, respectivamente.
Segundo o técnico da Seleção, antes mesmo de cortar o camisa 10 do Peixe da partida em Estocolmo, os dois tiveram uma conversa sobre o futuro de Ganso. E Mano Menezes sugeriu ao jogador que resolvesse sua situação com o time paulista ou com outro clube para recuperar o grande futebol que sempre mostrou.
- Penso, e disse isso a ele, que Ganso precisa tomar decisões. E essa ausência de decisões está atrapalhando momentaneamente. Contamos com ele, mas ele precisa definir sua saída ou permanência no Santos para que com tranquilidade volte a ser o jogador que queremos na Seleção – declarou o treinador.
Mano Menezes não quis opinar sobre qual seria o melhor caminho para Ganso neste momento: seguir no Santos, ao lado do parceiro Neymar, ou acertar com o São Paulo, onde respiraria novos ares.
- Não gosto de me intrometer em questões particulares. A não ser que peçam a minha opinião diretamente.
Sobre a ausência do lateral-direito Rafael, do Manchester United, Mano Menezes não se prolongou muito. O jogador falhou feio na decisão das Olimpíadas, contra o México, e agora não foi convocado para esses amistosos.
- Da mesma maneira que não precisei explicar a ausência do Rafael em outras listas anteriores, não me sinto obrigado a justificar agora.
A seleção brasileira se apresenta em Cotia, no CT do São Paulo, no próximo dia 3 de setembro. Os treinamentos no Tricolor paulista vão até o dia 6.

domingo, 30 de junho de 2013

Até que enfim!!

A trajetória bem sucedida do Brasil na Copa das Confederações foi marcada por muitos momentos de euforia dos torcedores em lances de tirar o fôlego.

Apenas na final contra a Espanha, cujo placar terminou em 3 a 0 a favor do time de Luíz Felipe Scolari, o Maracanã veio abaixo com os gritos da arquibancada quando David Luiz salvou um gol contra o Brasil, o pênalti mal cobrado pela Espanha e o sonhado momento em que a Seleção ergueu a taça dos campeões.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Parabéns para a gente!!!

Esse mês o blog Rei do Esporte faz 6 meses de existência...e estamos muito agradecidos pela colaboração de todos que passam por aqui e curtem nosso trabalho valeu...muita força para que possamos chegar a um ano de existência!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Melhoras Joaninha


Piloto de motocross sofre acidente 

durante treino e fica em estado grave

O mato-grossense Henrique Balestrin sofreu uma queda durante o treino para a Copa Brasil de Motocross, no Rio de Janeiro.


É grave o estado de saúde do piloto de motocross Henrique Balestrin, que sofreu uma queda na manhã deste sábado (12) durante o treino para a Copa Brasil de Motocross, no Rio de Janeiro.
Ousar e arriscar movimentos faz parte da essência do motocross estilo livre. Um esporte espetacular e perigoso. Durante os treinos classificatórios da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre, o piloto Henrique Balestrin, conhecido como Zoio, saltou de uma rampa de 2,5 metros de altura e tentou executar um “backflip”, uma cambalhota para trás, manobra em que o piloto chega a dez metros de altura e que poucos conseguem realizar. Ele caiu de lado na pista.
Henrique Balestrin usava todo equipamento de segurança, mas a queda foi muito forte e ele sofreu microlesões cerebrais e uma lesão pulmonar grave. As próximas 48 horas serão decisivas para a evolução do quadro clínico do piloto.
“Ele está sedado, o que nós chamamos de em coma induzido. O risco de morte existe. Ele pode ter repercussão sequelar grande. Mas isso só o tempo vai dizer”, diz o médico neurocirurgião Rui Monteiro.
Henrique é de Sinop, cidade de Mato Grosso. Ele tem 20 anos e começou no motocross aos 17. Treina com Gilmar Flores, o Joaninha, o maior piloto brasileiro da modalidade.
“Fazia pouco tempo que ele estava fazendo backflip. Mas ele fez várias vezes treinando e sempre executou muito bem. O erro maior foi dele mesmo. Se tivesse tentando corrigir a moto, talvez não fosse um tombo tão feio. Mas ele ficou meio entregue no ar, sem reação para voltar a moto para a posição correta", avalia Joaninha, hexacampeão da Copa Brasil.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A culpa não é só dele!

A queda do Palmeiras vai além do frango de Bruno

Só se fala do frango do Bruno, no primeiro gol que o Palmeiras sofreu no jogo com o Tijuana. Aquele lance constrangedor teria decretado a derrota por 2 a 1 e consequentemente a eliminação na Libertadores. Meia verdade.
A falha do goleiro surpreendeu os 30 e tantos mil palmeirenses que estiveram no Pacaembu, na noite desta terça-feira, além dos milhões que acompanharam o jogo pela televisão. Mas não foi ali que o Palestra deu adeus ao sonho de seguir adiante na competição continental.
O Palmeiras caiu fora por suas limitações, conhecidas do torcedor e mascaradas, em apresentações recentes, pelo empenho fervoroso dos jogadores. Marcou sobretudo a garra na vitória contra o Libertad, na fase anterior, e que garantiu sobrevida à equipe.
No todo, porém, o grupo que Gilson Kleina tem nas mãos é fraco. Há quem diga que é o possível, para o momento, e que o objetivo é reestruturar-se durante a Série B nacional, subir e retomar a reação no ano que vem, por coincidência o do centenário de fundação.
Outra meia-verdade.
O Palmeiras, mesmo rebaixado em 2012, teve no mínimo seis meses para planejar a participação na Libertadores. Perdeu tempo, emperrou na inatividade da diretoria anterior e empacou no discurso da atual, que alega dificuldades financeiras. Jogou no lixo o presente que veio na metade do ano passado com a conquista da Copa do Brasil.
Se ficou no lucro, ao superar a etapa de grupos, poderia obter ganho maior nas oitavas de final. Fale-se o que quiser, mas o Tijuana é desses cometinhas que de vez em quando aparecem no futebol. Fazem um certo barulho, têm um brilhareco e desaparecem.
O time mexicano não é nenhuma maravilha, como ficou comprovado no 0 a 0 no México e na derrota que havia sofrido para o Corinthians por aqui meses atrás. O Palmeiras poderia seguir adiante, se tivesse estofo para tanto, se tivesse equilíbrio, se tivesse qualidade nos jogadores. Não digo caráter, porque os atletas foram dignos. Falo em habilidade, poder de decisão, autocontrole e coisas do gênero.
O peruzaço de Bruno seria compensado, se o time fosse bom, se confiasse no próprio taco. Se tivesse ataque, se não precisasse recorrer a um zagueiro (Henrique) para tentar desequilibrar na frente. Se tivesse um homem de referência para fazer gols.
Mas o Palmeiras revelou, no aperto, como neste momento lhe falta alma vencedora. Já foi eliminado do Paulista, deu adeus à Libertadores e aguarda a Série B. Fortes emoções virão até dezembro.

sábado, 30 de março de 2013

Ooo!!Super Déde

Cruzeiro chega a acordo e contrata Dedé

Vasco precisa resolver pendências financeiras com terceiros antes de anunciar negócio; Cruzeiro emprestará Alisson e pode ceder outros atletas como 'adicional' à negociação



O Cruzeiro chegou a um acordo para a contratação do zagueiro Dedé. No Rio de Janeiro desde a terça-feira da semana passada, o diretor de futebol Alexandre Mattos acertou os últimos detalhes do negócio na manhã desta segunda-feira.

O Superesportes  apurou que o Cruzeiro desembolsou mais de 5 milhões de euros pelo jogador e cederá, por empréstimo, o jovem armador Alisson. O atacante Wellington Paulista, que está no West Ham, também pode ser envolvido no negócio, caso o clube inglês não compre o jogador e o próprio atleta queira se transferir para o Vasco. Outros jogadores podem ser cedidos à equipe carioca como um 'adicional' na negociação.

O Vasco queria a cessão de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, mas ambos ficarão na Toca da Raposa. O lateral Diego Renan também seria cedido, mas sofreu uma lesão grave no joelho, nesse domingo, e seu futuro ainda é incerto.

O acordo deverá ser anunciado pelos clubes nos próximos dias. Uma fonte ligada ao clube cruz-maltino explicou à reportagem que o Vasco precisa resolver pequenas pendências financeiras com terceiros para poder anunciar oficialmente a venda.

Essa é a maior contratação da história do Cruzeiro. Anteriormente, este posto pertencia ao argentino Sorín, contratado junto ao River Plate, por US$ 5,08 milhões, em 2000.

Ficha do atleta:
Nome: Anderson Vital da Silva – Dedé
Data de nascimento: 01/07/1988
Idade: 24
Altura: 1,93m
Clubes como profissional:
Volta Redonda – 2008
Vasco – 2009 a 2013
Títulos:
Campeonato Brasileiro da Série B – 2009
Copa do Brasil – 2011

quinta-feira, 21 de março de 2013

Última chance

Milan aceitou emprestar Pato ao Corinthians. Dirigentes se acertaram com empresário e o compraram por R$ 40 milhões.




Quando da contratação de Alexandre Pato, pelo Corinthians, era unanime a opinião de que o clube corria grande risco, não apenas pelo histórico de contusões, mas também pelo reconhecida falta de comprometimento do atleta com as equipes que passou.
Pato é um jogador habilidoso, mas sem sal, nem açúcar, pouco decisivo e que nunca foi ídolo absoluto de torcida alguma.
O Timão pagou R$ 40 milhões em sua aquisição, sempre com a velha desculpa de que o marketing pagaria a despesa.
A Nike adiantou a grana, interessada na divulgação de seu “garoto propaganda”, que será descontada durante a vigência do contrato com o Corinthians.
Pato não é Ronaldo.
Pior ainda foi saber, agora a pouco, por gente envolvida no negócio, que o Milan havia aceitado ceder o jogador ao Timão por empréstimo, em troca apenas do pagamento de salários.
Foi então nesse momento que o empresário Gilmar Veloz se acertou com dirigentes alvinegros, cedendo parte da comissão, a famosa “taxinha”, que forçaram pela compram dos direitos do jogador.
Dinheiro esse que, pelo que se observa, dificilmente será recuperado.

quarta-feira, 6 de março de 2013

As Boas-Vindas


Lucas celebra chegada de Ganso ao São Paulo: "Ele está muito à vontade"


Novo camisa 8 do Tricolor ainda não tem data de estreia definida
O primeiro contato oficial entre Ganso e São Paulo foi dos mais promissores. E quem diz isso é Lucas, que deve fazer companhia ao ex-camisa 10 do Santos na armação das jogadas ofensivas do Tricolor no restante da temporada.
Ganso foi apresentado à torcida do São Paulo minutos antes do jogo ante o Cruzeiro, no Morumbi. "O ambiente (com a chegada de Ganso) foi muito bacana. Ele está muito à vontade, foi muito bem recebido pelos jogadores. Espero que ele faça muito sucesso no São Paulo", disse Lucas durante evento promocional da Gillette.
Novo camisa 8 do São Paulo, Ganso ainda não tem previsão para estreia no Tricolor. Há uma expectativa que o meia, que iniciou fisioterapida no novo clube nesta segunda, entre em campo no final do mês de outubro.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Séra ele o ideal?

Mano Menezes aceita convite e é o novo técnico da seleção brasileira

Depois de a CBF não ter conseguido fechar com Muricy Ramalho, a seleção brasileira já tem novo treinador. Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o técnico Mano Menezes anunciou que aceitou o convite feito pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, para comandar o time nacional.

"Tive uma conversa com o Ricardo Teixeira e ele me expôs o que a CBF planeja, quais são os projetos para a seleção. Fiz questionamentos importantes para que pudesse encaminhar uma opinião oficial. Eu aceito o convite que ele me fez, e a partir de agora vou começar a resolver o encaminhamento de todas as outras que envolvem isso. Para todo o Brasil eu digo que aceito o convite", disse Mano Menezes.Dessa forma, o técnico deixa o comando do Corinthians, onde trabalha desde o inicio de 2008, e terá de fazer sua primeira convocação já nessa segunda-feira, em uma lista que deve contar com a maioria dos jogadores atuando no Brasil. Eles serão chamados para o amistoso contra os Estados Unidos no dia 10 de agosto, em Nova Jersey.

Até a confirmação do treinador corintiano, a CBF viu uma novela para conseguir um novo comandante para a seleção. Depois de demitir Dunga após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul, muitos nomes foram ventilados até que, nesta sexta-feira, Ricardo Teixeira se reuniu com Muricy Ramalho para convidá-lo para o cargo.
O que ninguém esperava era que o Fluminense não liberaria o treinador. O clube confirmou no final da tarde que o técnico seguiria no clube. Poucas horas depois, a CBF anunciou que havia feito um novo convite, agora para Mano Menezes, ficando à espera da resposta do gaúcho, que veio neste sábado.
O técnico assume a seleção brasileira para comandar o novo ciclo que culminará com a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Uma de suas maiores missões será fazer uma ampla renovação no time, principalmente com jovens jogadores. O próprio presidente da CBF já havia dito, logo após o fracasso no Mundial sul-africano, que esse seria o maior objetivo do novo comandante.
“Eu chego para ser o técnico da seleção com muito orgulho. A maioria dos técnicos gostaria de estar no meu lugar, isso dá uma ideia sobre a importância. Eu vim escrevendo uma trajetória que esperava terminar na seleção e foi mais rápido do que eu esperava. Eu tenho por linha aceitar convites importantes. Projeção cada vez mais importantes, mais grandiosas e esta é a mais grandiosa de todas”, completou o treinador na rápida entrevista.
A escolha de Mano Menezes como técnico da seleção brasileira confirma o perfil anunciado pela entidade dois dias depois da derrota do Brasil para a Holanda pelas quartas de final da Copa de 2010. Como noticiou o UOL Esporte na ocasião, o novo técnico não seria outro “gênio da lâmpada”, como passou a ser classificada a opção feita por Dunga quatro anos antes, e sim um nome consagrado.
Sem nenhuma experiência como técnico, Dunga foi escolhido para cargo mais importante do futebol brasileiro logo depois do fiasco da seleção na Copa de 2006, na Alemanha. Esperança de renovação, o técnico contrariou as expectativas e acabou levando para a África do Sul uma das seleções com idade média mais alta do torneio.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

História do dentuço

História do dentuço
Irmão do meia Assis, uma promessa de craque que chegou a ter bons momentos no Grêmio no final dos anos 80, Ronaldinho ganhou as primeiras chances no clube gaúcho em 1998. Em 1999, seu primeiro grande ano, virou dono da camisa 10 e marcou 22 vezes. Destacou-se tanto que chegou à seleção brasileira, fazendo, na sua estréia, um gol antológico nos 7 a 0 sobre a Venezuela, na Copa América.
No início da temporada 2000, vários clubes europeus ameaçaram contratá-lo. Apesar da disposição do Grêmio em mantê-lo, Ronaldinho assinou um pré-contrato com o Paris Saint-Germain. Após uma briga jurídica, que deixou o atleta cerca de seis meses afastado dos gramados, o meia voltou a atuar somente no segundo semestre de 2001 pelo time francês.
Os problemas extra-campo acabaram influindo na carreira do jogador na seleção brasileira durante as Eliminatórias. Com boas atuações nos amistosos que antecederam a Copa, porém, Ronaldinho Gaúcho iniciou o Mundial de 2002 como uma das estrelas do elenco e titular absoluto, formando a linha de frente dos "três erres", ao lado de Ronaldo e Rivaldo.
Seu melhor momento foi na partida contra a Inglaterra, quando deu passe para Rivaldo marcar o gol de empate da seleção e fez, de falta, o gol que acabou dando a vitória ao time. Na mesma partida, entretanto, foi expulso em razão de uma entrada violenta.
No ano seguinte, após uma disputa entre Manchester United e Barcelona, o jogador optou por jogar na Espanha. Ronaldinho liderou o Barcelona na conquista da Liga dos Campeões da Europa em 2006.
No entanto, a maré virou na carreira de Ronaldinho a partir da Copa de 2006, quando o Brasil fracassou na Alemanha. Todos esperavam que ele fosse o melhor jogador da Copa, mas só amargou críticas depois de suas exibições apáticas. Desde então, o astro caiu no Barcelona e passou por uma série de problemas físicos.
Para completar a má fase, perdeu o Mundial de Clubes de 2006 logo para o Internacional, antigo rival gaúcho. Depois de uma temporada de baixa na Espanha, Ronaldinho acertou a transferência para o Milan em julho de 2008.
Na Itália, teve dificuldades em sua primeira temporada, por não conseguir achar seu espaço ao lado de Kaká no ataque do time do Milan. Depois da saída do companheiro de seleção para o Real Madrid, Ronaldinho voltou a jogar bem e conseguiu reerguer sua carreira internacional.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Características do Melhor...


Messi, o melhor do mundo

Rápido, habilidoso, criativo e goleador, Lionel Messi está numa categoria à parte quando se trata de discutir quem é o melhor jogador do mundo na atualidade. O craque argentino do Barcelona nem participa mais dessa discussão - afinal, ele está muito acima dos demais. Agora, Messi é protagonista de um outro debate entre os amantes do futebol: ele já está no seleto clube dos maiores craques da história, disputando as preferências dos torcedores com lendas como Pelé, Maradona, Cruyff, Puskas... Mas ainda falta uma Copa para a consagração.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Foi aqui que tudo começou!!

O Rei Pelé já marcou história no ABC

Em uma partida em Santo André, o Rei marcou o seu primeiro gol
TV Metodista
O Rei Pelé marcou aproximadamente 1300 gols em partidas oficiais, em 21 anos de carreira. Mas poucas pessoas sabem que um dos episódios mais importantes da trajetória do Rei do Futebol aconteceu no ABC. A matéria de arquivo do Jornal da Metodista, feita em 2001, resgata a passagem histórica de Pelé na região, e de Zaluar, o goleiro do primeiro gol de Pelé em uma partida em Santo André.
.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Até que enfim

Mineiro - Módulo II: Araxá conquista acesso. 2ª vaga sai no sábado

Tombense, vice-líder, tem a vantagem de jogar em casa

Com os resultados desta quarta-feira, o Araxá chegou aos 11 pontos e já conquistou o título do Módulo II. Em segundo lugar está a Tombense, com sete pontos, seguido do Ipatinga, com cinco e do Mamoré, na última posição, com quatro pontos.

Caso vença o Araxá, em Tombos, a Tombense garante o acesso. O Ipatinga, para subir, terá que vencer o Mamoré e torcer contra a Tombense. Já o Mamoré tem que vencer o Ipatinga e torcer para a Tombense perder e ainda fazer um bom número de gols.
Araxá 2 x 2 Ipatinga
Em Araxá, com o estádio Fausto Alvin completamente lotado, o Araxá assustou seus torcedores, mas empatou em 2 a 2 com o Ipatinga e garantiu o acesso e o título antecipado do Módulo II. O Araxá esteve duas vezes perdendo para o Ipatinga.

No primeiro tempo o Ipatinga abriu o marcador com Wellington Bruno chutando de fora da área. Na epata complementar, o jogo foi emocionante: o Araxá empatou, mas Márcio Diogo (ex-Ponte Preta) fez o segundo gol do Ipatinga e, quando a partida já partia para o final, Thiago Marins empatou a partida, sacramentando o acesso.
O Araxá entrou na competição sem maiores pretensões, já que havia subida em 2011 da Segunda Divisão para o Módulo II. Mas sob o comando do treinador Luiz Eduardo (foto acima) formou um bom elenco e chegou ao acesso de forma convincente, com muita festa na cidade de Araxá.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Será que precisa de isto tudo??

Erika Onodera


país do futebol

Vale a pena ser sede da Copa 2014?

Do ponto de vista econômico, tudo indica que não. Segundo os cálculos preliminares da CBF, o Brasil vai precisar gastar R$ 11 bilhões para se preparar para a Copa de 2014

-  A  A  +

Tomando por base só essa despesa, sediar o torneio parece uma fria - afinal, daria para turbinar áreas como saúde, habitação e educação (e ainda movimentar a economia) se não fosse preciso gastar uma grana modernizando estádios, por exemplo. Mas é preciso considerar outros itens para medir o retorno de uma Copa, como o gasto dos turistas. Pelas contas do governo, a Copa deve atrair 500 mil estrangeiros, que gastariam até R$ 3 bilhões. Além disso, se a competição gerar tantos postos de trabalho quanto a Alemanha gerou em 2006 (25 mil novas vagas), dá para computar mais R$ 500 milhões em investimentos, já que o custo médio por novo emprego está na casa dos R$ 20 mil. Há ainda quem identifique uma expansão da economia dos países sede.
Mas isso não é consenso. "Crescimento econômico é algo difícil de prever com tanta antecedência. No fim das contas, a alta do PIB pode ficar próximo de zero", afirma o economista Fábio Sá Earp, da UFRJ. A esperança são os benefícios de longo prazo, mais difíceis de medir. Um estádio novo, por exemplo, pode gerar um círculo virtuoso no bairro, bombando o comércio e elevando a arrecadação para fazer mais obras. Sem contar que o torneio pode aumentar o fluxo turístico e melhorar a imagem do país. Se tudo isso acontecer, aí, sim, quem sabe em algumas décadas a gente poderá dizer que sediar uma Copa é um bom negócio.
BOLA DIVIDIDA
Abaixo, apresentamos a estimativa de gastos para o torneio.
R$ 8,5 bi
ONDE Infra-estrutura.
QUEM GASTA Governo.
Grana para a infra-estrutura das cidades-sede. Segundo a Fifa, 4 candidatas precisam aumentar seu aeroporto e 6 não têm transporte público estruturado para receber adequadamente os jogos.
R$ 2 bi
ONDE Reforma e construção de estádios.
QUEM GASTA Iniciativa privada.
A aposta é que os governos locais busquem capital privado para fazer decolar os projetos. Em troca, os empresários teriam o direito de administrar os estádios por no mínimo 20 anos, para, em tese, obter lucro.
R$ 700 mi
ONDE Instalações oficiais.
QUEM GASTA Fifa.
Este é o único dinheiro garantido. A Fifa afirma que ela mesma vai bancar a construção de estruturas de apoio para os jogos, da sede do comitê organizador, dos centros de mídia e das centrais de segurança.
Aqui, imaginamos um plano alternativo para aplicar a grana.
R$ 2,1 bi
ONDE Expansão do saneamento.
PARA Levar água tratada a 2,2 milhões de casas e coleta de lixo a 2,1 milhões - cerca de 20% do déficit de saneamento.
R$ 2,8 bi
ONDE Crédito para casas populares.
PARA Financiar a construção ou compra de 480 mil casas populares - 6% do déficit habitacional.
R$ 2,8 bi
ONDE Universalização da eletricidade.
PARA Levar luz a 1,6 milhão de pessoas no campo - 13% da população sem acesso à energia.
R$ 1,4 bi
ONDE Combate ao analfabetismo.
PARA Ensinar 600 mil jovens e adultos a ler e escrever - o que representa 4% a menos de analfabetos no país.
R$ 1,4 bi
ONDE Bolsa Família.
PARA Custear o programa por um ano para 1,8 milhão de famílias, que receberiam um auxílio mensal de R$ 62.
R$ 700 mi
ONDE Saúde da Família.
PARA Levar o programa Saúde da Família a mais 2 milhões de pessoas - superaria a população de Curitiba ou Recife.
*Fontes: Orçamento Copa 2014 (conversão a partir do valor estimado em dólares), CBF, Fifa. Orçamento alternativo: números recentes dos ministérios do governo federal, IBGE, site Contas Abertas, Agência Brasil, FGV.